Piracicaba, 18 – Para um país que ocupa a terceira colocação no ranking entre os maiores produtores de frutas e hortaliças do mundo, o fato de apenas 40% da população brasileira consumir estes produtos, diariamente, é algo inesperado. O dado faz parte de uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), realizada pelo Datafolha em 2017, em 148 municípios brasileiros e que totalizou 2.089 entrevistados, de todas as classes socioeconômicas, acima de 16 anos.
PESQUISA – Os números apontam que os homens perdem para as mulheres na adoção destes hábitos alimentares, consumindo cerca de 7%, 6% e 6% menos frutas, verduras e legumes, respectivamente, nesta comparação. Em se tratando de escolaridade, a compra de hortifrútis é pouco frequente entre os que têm ensino fundamental e médio, sendo mais expressiva entre pessoas com nível superior completo.
Já em relação aos fatores que são levados em conta no momento da compra, a pesquisa aponta que 31% dos entrevistados consideram, primeiramente, a preferência por determinado HF, seguido pela sazonalidade (17%) e por aparência e preço – empatados como terceiros fatores (apontados por 14% dos entrevistados).
Será que o Brasil conseguirá mudar as estatísticas em 2018?
Fonte: Abrafrutas e Datafolha