Piracicaba, 28 – Apesar da prorrogação da quarentena em todo o estado de São Paulo, por mais 15 dias, as medidas de isolamento social poderão ser flexibilizadas progressivamente em algumas regiões a partir da próxima segunda-feira (1°/06). O anúncio do plano foi feito pelo governador João Doria na tarde de quarta-feira, 27, e inclui 583 das 645 cidades paulistas.
Assim, a partir de agora, a retomada gradual das atividades comerciais e de serviços não essenciais deve ocorrer em cinco etapas (a cada 14 dias) e conforme critérios regionais (as áreas com mais casos de covid-19, por exemplo, não podem adotar medidas de flexibilização). Além disso, a aprovação das mudanças ainda deve considerar decretos municipais e planos regionais.
Imagem: Reprodução G1/Governo do estado de São Paulo
ETAPAS – A cidade de São Paulo, grande centro consumidor do País, está classificada na fase 2 (com eventuais liberações), mas a Grande São Paulo, ainda está na fase 1, ou seja, apenas as atividades da indústria não essencial e construção civil estão permitidas. Por outro lado, no interior, as regiões de Presidente Prudente, Bauru, Barretos e Araraquara/São Carlos foram classificadas na fase 3, com a possibilidade de liberações mais amplas – neste caso, está previsto o retorno do food service, mas com medidas restritivas.
Mesmo assim, já pode ser um alento a parte do mercado de HF, que tinha o segmento como um dos principais canais de escoamento (como hortifrútis de menor padrão, por exemplo). Outro importante canal, a merenda escolar, por outro lado, segue sem data de previsão de retorno.
De forma geral, destaca-se que a maioria dos estados brasileiros segue adotando medidas de distanciamento e/ou isolamento social neste mês e devem prorrogar a quarentena ou apresentar planos de flexibilização nos próximos dias.
Fonte: hfbrasil.org.br e Governo de SP