Piracicaba, 03 – Na edição de agosto, a revista Hortifruti Brasil conversou com 97 leitores e produtores de frutas e hortaliças, a fim de identificar como eles estão preparando seus sucessores para assumir os negócios da família. Algumas destas histórias foram selecionadas como "mitos da sucessão familiar" e analisadas por especialistas da área.
Para o segundo mito, a edição destacou um fato comum nas entrevistas: produtores de pequena escala disseram não se preocupar com o processo de sucessão. O motivo é que veem melhores oportunidades no meio urbano para os seus filhos e/ou que a propriedade é muito pequena para manter o sustento de todos os membros.
No geral, cabe aos pais despertar no filho o interesse em permanecer no campo. No entanto, muitos produtores estão desesperançosos quanto ao futuro da atividade agrícola. E, esse sentimento, no geral, é maior nas propriedades de menor porte.
Contudo, é possível buscar novas formas de expandir os ganhos da pequena escala de produção, principalmente devido à crescente valorização, por parte do meio urbano, pelas formas de viver e cultivar dos pequenos hortifruticultores. Turismo rural, venda direta para o consumidor, ações coletivas na comercialização são formas já destacadas pela Hortifruti Brasil para viabilizar a pequena escala de produção.
EXEMPLO – Outra ação é agregar valor aos alimentos produzidos, por meio de selos e certificações de produção familiar e/ou artesanal. Isto é o que os produtores de cebolas de São José do Norte (RS) vêm buscando, conforme informado pelo Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Fábio Martins.
Segundo Fábio, o processo de sucessão é um tema recorrente nas reuniões com os agricultores da região – pioneira na produção de cebolas no Brasil –, uma vez que eles reconhecem a importância de não apenas deixar uma herança para os filhos, mas também de passar os conhecimentos acerca do cultivo e da gestão das roças. O selo de origem seria, então, uma forma de "vender" a história e a tradição envolvida no cultivo da hortaliça, informando aos consumidores as vantagens dos alimentos produzidos a partir de técnicas artesanais, com grande dedicação manual.
Para saber mais sobre como realizar o processo de sucessão familiar em propriedades de pequeno porte, acesse o conteúdo completo, clicando aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br