×
Banana
Dezembro 19, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Tecnologia promete reaproveitar os resíduos da produção de banana
Dentre as frutas, banana é uma das que mais gera resíduos

Por Maria Giulia Marchesi e Rodolfo Hackmann
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Tecnologia promete reaproveitar os resíduos da produção de banana Ver fotos

Piracicaba, 19 – Pesquisadores da Austrália desenvolveram uma nova embalagem, a partir da nanocelulose extraída do pseudocaule da bananeira. Segundo notícias veiculadas pela mídia, tal tecnologia apresenta-se bastante vantajosa ambientalmente, visto que a produção de banana é uma das que mais gera resíduos dentre as frutas, no geral: apenas 12% da produção é comercializada na forma de produto final, enquanto o restante é descartado após a colheita, já que as plantas senescem após cada ciclo de produção.

A extração da nanocelulose (material de alto valor agregado) é feita a partir de diversos processos, como a secagem do pseudocaule (que é constituído por 90% de água) e moagem das fibras, que dá origem a um pó muito fino que, quando tratado quimicamente, a isola. Esse produto pode ser utilizado para fabricação de embalagens de alimentos, como sacolas retornáveis e embalagens de carnes e frutas, principalmente as de uso único, que compõem a maior parte do lixo gerado pela indústria de embalagens convencionais.

A novidade parece bastante promissora, ainda mais se bananicultores se interessarem pela tecnologia e começarem a participar da produção, por meio do processamento dos resíduos gerados.

Fonte: foodbev.com

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
embalagem feita com resíduos da produção de banana
embalagens alternativas
nanocelulose
resíduos da produção de banana
sustentabilidade
tecnologia