Piracicaba, 14 – Avaliando a evolução do consumo nos últimos 20 anos e a perspectivas para os próximos, o saldo é positivo. Saímos de uma tendência forte de consumo de ultraprocessados e caminhamos para uma evolução do consumidor brasileiro, muito mais consciente sobre alimentação e o seu processo de produção. E, paralelamente, o avanço da Inteligência Artificial nos próximos anos deve dar mais eficiência e qualidade ao processo de produção das frutas e hortaliças no País. Isso, para o setor hortifrutícola, é uma boa notícia, levando em conta o desafio de impulsionar o consumo médio (ingestão) de frutas e hortaliças na população brasileira.
Essa constatação é avaliada na edição de março da revista Hortifruti Brasil, que faz uma análise da evolução do consumo de alimentos conforme o avanço das décadas: a contextualização do consumo nos anos 2000 e 2010, o atual cenário (anos 2020) e as expectativas e tendências para os próximos anos (projeções até 2040). Esse estudo teve como embasamento relatórios a respeito de tendências de consumo de importantes organizações e consultorias globais, como Euromonitor, Mintel, FAO/ONU, entre outras. O objetivo da edição foi traduzir todas essas tendências para o setor hortifrutícola e avaliar as oportunidades de negócios.
EVOLUÇÃO DO CONSUMO NO BRASIL & TENDENCIAS
Do alimento ultraprocessado ao processo inteligente/sustentável de produção
Para saber mais sobre as tendências de consumo no Brasil, leia a matéria de capa completa da edição de março da revista Hortifruti Brasil.
Fonte: hfbrasil.org.br