Piracicaba, 13 – Em todo o mundo, os hábitos de alimentação mudam em grande velocidade. O consumidor atual está mais antenado, com maior acesso à informação, e as novidades surgem a cada instante no mercado de alimentos, concorrendo pela atenção desse consumidor. Além disso, a tecnologia está facilitando cada vez mais a compra. O consumidor atual busca, compara, pesquisa (sobretudo pela internet), pede opiniões e, só depois de tudo isso, adquire. E esse cenário mais "conectado" deve nortear novas oportunidades de negócios para o segmento de frutas e hortaliças.
Diante disso, a Hortifruti Brasil apresenta o "TOP 10" de tendências de consumo que podem influenciar o setor de HF no Brasil neste e nos próximos anos, selecionadas com base em quatro importantes relatórios: "Top 10 Tendências Globais de Consumo", de 2017 da Euromonitor; "O setor da alimentação nos próximos 10 anos" elaborado em 2015 pela Deloitte em parceria com a Escola de Negócios IESE, da Espanha; "Top 10 tendências para 2018" de novembro de 2017 da Innova Market Insights; e "As 10 tendências de alimentos que vão moldar 2018", de dezembro de 2017, da Revista Forbes. Para selecionar as 10 mais importantes, a Hortifruti Brasil elegeu as tendências que foram mais citadas em todos os relatórios e as que se relacionavam diretamente com o consumo de frutas e hortaliças.
De modo geral, todas se conectam. Partindo de um consumidor mais consciente e ávido por informações, que busca valorizar o local, até chegar nas diferentes gerações de consumidores com suas demandas específicas. Agora, para capturar essas novas tendências para o setor, o desafio é aprimorar três importantes ferramentas de gestão: da qualidade, do marketing e da cadeia de suprimentos (em especial a logística).
Quer saber mais sobre as tendências e como agricultores podem se preparar para atender às novas demandas? Confira o detalhamento de cada uma delas na edição de março da Revista Hortifruti Brasil, clicando aqui ou na imagem acima.
Fonte: Revista Hortifruti Brasil