×
Setembro 4, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Uso do volume morto de Sobradinho pode encarecer fruticultura
Falta de chuvas continua preocupando produtores do NE

Por Giulia Rodrigues e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Uso do volume morto de Sobradinho pode encarecer fruticultura Ver fotos

Piracicaba, 04 – O reservatório de Sobradinho, maior do Nordeste, abastece um dos principais perímetros de fruticultura irrigada do País, o Nilo Coelho. Desde 2012, as regiões Norte e Centro-Oeste – onde está localizada a nascente do Rio São Francisco, que abastece o reservatório de Sobradinho – passam por uma das piores crises hídricas dos últimos 90 anos, segundo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). 

Na última semana (28/08 a 1°/09), inclusive, o reservatório chegou a 7,86% de seu volume útil – quase metade do que era registrado há um ano. Algumas medidas de racionamento do uso da água foram introduzidas na região, contudo, a falta de chuvas impossibilita a recuperação do volume de água. Vale lembrar que o reservatório está com a menor vazão da história, liberando 600 m³/s, enquanto o volume ambientalmente correto é de 1,3 mil m³/s.

Segundo a Chesf, a previsão é de que o reservatório atinja o volume morto em novembro deste ano, no caso de manutenção da falta de chuva nos próximos meses. Caso isso ocorra, para realizar a captação de água em outros pontos, será necessário utilizar conjuntos flutuantes, que podem ser movidos a diesel ou energia elétrica. Esta captação, por sua vez, poderia gerar despesas de mais R$ 1,5 milhão por mês aos irrigantes do perímetro do Nilo Coelho, o que encarecerá significativamente o custo de produção de fruticultores locais. 

A área de fruticultura na região retraiu nos últimos anos, e produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea atribuem o ocorrido à falta de água. O período das chuvas em Minas Gerais (que abastece o São Francisco) geralmente ocorre em novembro, assim, a utilização do volume morto do reservatório (ou não) dependerá das precipitações – tão aguardadas por produtores.

Fonte: Chesf e JC Online

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
custos fruticultura
fruticultura do NE
Nilo Coelho
reservatório de Sobradinho
Rio São Fransciso
vale do são francisco