Piracicaba, 26 – A produção local costuma atrair a preferência do consumidor consciente, devido, especialmente, à associação ao frescor do alimento (que tem um "caminho mais curto" em relação à venda convencional). Além disso, oferecer suporte a economia/agricultores locais, colaborar para a redução do impacto ambiental e conhecer a origem também estão entre as maiores motivações dos que optam pela compra neste segmento.
A tendência de valorização da produção local, no Brasil, é traduzida principalmente pelas feiras de produtores, que vendem o HF diretamente ao consumidor. Há, também, a compra da produção local por parte de restaurantes e de varejistas de uma determinada região.
O grande desafio para os produtores agregarem essa tendência ao seu negócio, porém, é a logística – que se torna mais custosa, principalmente na venda "de porta em porta". Além disso, esse tipo de mercado exige que o produtor amplie seu foco de atuação para além do cultivo, visto que ele precisa atender ao público, realizar a entrega e outras atividades para as quais, muitas vezes, não está preparado.
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Fonte: hfbrasil.org.br