Piracicaba, 07 - Nesta semana (03 a 07/02), as primeiras colheitas de maçã gala começaram a ganhar ritmo no Sul. Mesmo assim, a oferta nacional ainda se manteve reduzida, o que sustentou as boas cotações para a variedade. Além disso, segundo agentes, como a fruta ainda está em desenvolvimento nos pomares, a colheita tem sido bastante seletiva, o que também favoreceu a predominância de maçãs de categoria 1, outro fator positivo para as negociações da fruta.
Contudo, os calibres mais incidentes foram os de maçãs médias e miúdas – principalmente 150, 165, 190 e 198. Isso intensificou bastante a distância entre os preços, mesmo dentro de uma mesma categoria. No caso da gala Cat 1, a graúda 110 foi comercializada, em média, a R$ 88,00/cx de 18kg, enquanto a 165, a R$ 65,00/cx de 18 kg (na média das regiões classificadoras). De acordo com agentes, como a oferta geral da maçã está reduzida, ainda tem sido fácil escoar esse volume.
Porém, com a intensificação da colheita nas próximas semanas, agentes receiam que a demanda não sustente toda a oferta, provocando desvalorização – uma vez que a maior parte das vendas de maçãs miúdas se dá para o Nordeste e para a merenda escolar.
Fonte: hfbrasil.org.br