Piracicaba, 07 – No último fim de semana (03 e 04/10), chuvas de granizo foram registradas em alguns municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea até o momento, os danos nos pomares de maçã não devem ter sido significativos, uma vez que a ocorrência da intempérie foi bastante pontual.
Destaca-se, porém, que os agentes ainda estão avaliando a produção nestes estados e informações mais concretas devem ser disponibilizadas apenas nos próximos dias. A atenção da vistoria está voltada principalmente às áreas de maçãs precoces, que já estavam frutificando.
ALERTA – Produtores de maçã gaúchos e catarinenses devem ficar atentos às intempéries climáticas nos próximos dias. De acordo com a Epagri/Ciram, o tempo deve tornar a ficar instável nas regiões produtoras (principalmente do meio-oeste ao litoral de SC) entre quarta e quinta-feira (07 e 08/10), com possibilidade de temporais localizados, pancadas de chuva, ventanias e granizos – resultado do encontro entre uma área de baixa pressão e uma frente fria.
Fonte: hfbrasil.org.br e Epagri/Ciram