Piracicaba, 03 – A colheita da maçã gala chegou ao estágio final em março, mesmo mês em que essa atividade começa para a fuji no Sul do País. Em Vacaria (RS) e Fraiburgo (SC), a colheita da variedade tardia teve início no começo de março, enquanto que em São Joaquim (SC), as atividades se iniciaram no final do mês.
Até meados de fevereiro, a fuji estava miúda nos pomares; porém, cerca de dois calibres superiores aos da gala, que predominava entre 150 e 165, de acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea. O tamanho da fruta, porém, ainda dependeria das condições climáticas no período de pré-colheita, já que a fruta precisa de chuvas e frio noturno (amplitude térmica) para se desenvolver e ganhar cor mais vermelha.
Assim, com a saída do ar seco de origem polar da região Sul no final de fevereiro, a umidade poderia voltar à maioria das regiões do Sul do País, segundo a Climatempo, e estimular o crescimento da variedade. A expectativa é de que, nesta safra, os preços da fuji sejam semelhantes aos da gala, devido à menor oferta.
Fonte: hfbrasil.org.br