Piracicaba, 18 – A colheita da variedade fuji está em seus últimos estágios nas regiões de Fraiburgo (SC) e Vacaria (RS), mais adiantadas em relação à serra catarinense. Com a finalização da colheita da variedade, prevista para as últimas semanas de abril e início de maio, classificadores esperam que a oferta no mercado seja menor e que os preços aumentem. Além disso, a quebra da safra de fuji está prevista em cerca de 20%, o que deve colaborar para uma melhora das cotações da variedade em relação à última temporada.
Neste mês, já houve intensificação das vendas de fuji, de forma que os preços caíram em relação às primeiras semanas de colheita. Entretanto, é importante destacar que as vendas da variedade só serão mais intensas no segundo semestre do ano, quando produtores abrirem mais câmaras de armazenamento.
Outro ponto relevante sobre a comercialização em abril é que a oferta de gala tem se reduzido, dado que as frutas que estão sendo vendidas no mês são de "rapa de colheita" e pequenos produtores estão se retirando do mercado. Dessa forma, os preços das duas variedades têm se mantido em níveis semelhantes nas últimas semanas.
Fonte: hfbrasil.org.br