Piracicaba, 15 – A colheita da maçã fuji da safra 2017/18 se encerrou nos últimos dias nas principais regiões produtoras – a da gala terminou em abril. As atividades de campo da fuji foram bem adiantadas em Fraiburgo (SC) e Vacaria (RS) em comparação às de São Joaquim (SC).
A variedade fuji deve apresentar quebra de safra de, no mínimo, 20% frente à gala, podendo chegar até 50% em algumas propriedades. Assim, de acordo com colaboradores do Hortifruti/ Cepea, o total colhido da safra 2017/18 deve alcançar um volume de aproximadamente 1 milhão de toneladas, cerca de 23% inferior em relação ao da temporada 2016/17, que somou 1,3 milhão.
A insuficiência de frio nas regiões produtoras levou a um menor crescimento das frutas, de maneira que a safra atual é caracterizada pelas maçãs de calibre miúdo. Vale ressaltar, entretanto, que as maçãs da safra 2017/18 apresentam boa qualidade.
Com a finalização da colheita da fuji, restam apenas algumas variedades mais tardias no campo, que após serem retiradas do pomar, produtores já devem iniciar os cuidados e os preparativos para a próxima safra.
Fonte: hfbrasil.org.br