Piracicaba, 22 - Nesta semana (18 a 22/02), o mercado de maçãs esteve bastante travado. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, a demanda fraca, por conta da proximidade do fim de mês e do recesso de carnaval, foi a principal responsável por este cenário, o qual pressionou as cotações. Além disso, a intensificação da colheita da gala no Sul do País também tem impactado os preços.
Desta forma, a gala Cat 1 graúda foi comercializada, nesta semana, à média de R$ 69,33/cx de 18 kg na região de São Joaquim (SC), valor 13% inferior à passada. Vale destacar ainda que, devido à dificuldade de entrar no mercado, muitos classificadores pararam de embalar maçãs nos últimos dias. Alguns agentes têm registrado, também, problemas em relação ao armazenamento das frutas, visto que há complicações no escoamento.
A expectativa dos maleicultores é de que as vendas nas próximas semanas ainda sejam difíceis, de forma que a estabilização do mercado ocorra apenas a partir do fim de março para a variedade gala.
Fonte: hfbrasil.org.br