Piracicaba, 05 - Nesta semana (1º a 05/04), o mercado de maçãs não apresentou reação, ficando no mesmo ritmo da semana passada, ao contrário do esperado. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, em relação à fuji, já há maior quantidade de agentes ofertando a fruta no mercado.
Além disso, ainda persiste o cenário de baixa demanda, de maneira que os preços para esta variedade ainda devem ser instáveis em abril. Sendo assim, o preço médio da fuji graúda Cat 1 foi de R$ 50,00/cx de 18 kg em Vacaria (RS), valor 17% inferior ao registrado na última semana. A expectativa dos classificadores é de que o mercado seja favorável apenas em maio, quando a oferta das frutas pode já estar mais controlada.
Para a gala, as cotações já estão mais estáveis, uma vez que já foi finalizada a colheita e os consumidores têm preferência pela variedade. Vale ressaltar que alguns pequenos produtores já estão saindo do mercado para esta variedade. Dessa forma, a cotação média da maçã graúda Cat 1 foi de R$ 57,75/cx de 18 kg em Vacaria (RS), valor 1% superior à semana anterior.
Fonte: hfbrasil.org.br