Piracicaba, 04 – O mês de setembro se encerrou e os preços de maçã não conseguiram subir na Ceagesp. Para alguns perfis, inclusive, houve leve redução dos valores, como é o caso das frutas graúdas Cat 1. Isso ocorreu, segundo atacadistas consultados pelo Hortifruti/Cepea, devido aos maiores estoques deste ano e à preferência do mercado por frutas mais "em conta".
Assim, no mês passado, o preço médio da fuji 110 Cat 1 foi de R$ 74,88/cx de 18 kg no entreposto, pequeno recuo de 0,11% frente a agosto. A gala deste padrão obteve média de R$ 82,10/cx de 18 kg, leve queda de 1%, na mesma comparação. Verifica-se, ainda, que as cotações da gala estiveram maiores do que as da fuji no período, na comparação destes perfis. O ocorrido se deve ao maior estoque da fuji nesta mesma relação e à própria preferência do consumidor brasileiro pela variedade gala.
Mas, quais as perspectivas para outubro? Conforme agentes, a expectativa é de que os preços de maçã aumentem, visto que os estoques estão diminuindo. Mesmo assim, as oscilações nos valores não devem ser elevadas.
Fonte: hfbrasil.org.br