Piracicaba, 08 - Nesta semana (04 a 08/03), o mercado de maçãs novamente encontrou dificuldades para comercialização. Assim, o preço médio da gala miúda Cat 1 foi de R$ 51,00/cx de 18 kg em São Joaquim (SC), valor 7% inferior ao da semana passada. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, as vendas foram limitadas por conta do carnaval e da elevada disponibilidade de frutas no mercado por pequenos produtores.
De forma geral, apesar de as maçãs da variedade gala já se encontrarem na fase de “rapa de colheita”, isto é, com menor pressão de polpa e mais maduras, a qualidade está dentro das expectativas de mercado. Vale ressaltar que, a partir da próxima semana, mais frutas da variedade fuji devem ser comercializadas por conta do início da colheita em algumas regiões.
Outro ponto a ser destacado é que a safra 2018/19, em questão de volume, deve ser aquém do esperado pelos agentes no início do ano, ou seja, a maior quantidade de fuji colhida não deve suprir a confirmada quebra da variedade gala – de maneira que o volume total em 2018/19 ainda deve ser menor em relação à temporada 2017/18.
Fonte: hfbrasil.org.br