Piracicaba, 16 – Geralmente, o início da florada das macieiras nas regiões produtoras do Sul ocorre em setembro, mês da chegada da primavera. Contudo, o acúmulo insuficiente de horas de frio, neste ano, deve atrasar as florações da safra 2019/20 para outubro – já que, segundo a agência de pesquisa Epagri, essas condições resultaram no atraso do inchamento das gemas das macieiras e, consequentemente, da brotação e floração.
Maleicultores relataram que boa parte das atividades de poda de abertura e arqueamento dos pomares para a campanha 2019/20 ocorreram a partir de julho, havendo atrasos apenas em algumas cidades catarinenses – ressalta-se que essa prática se iniciou com a gala e ocorreu de forma mais tardia para a fuji. Contudo, a brotação, que deveria ocorrer no início de agosto, foi adiada pelo inverno menos rigoroso e deve ocorrer até o fim deste mês, por meio da indução por tratamentos químicos. Vale destacar que tais tratamentos de quebra de dormência possibilitam que a brotação seja mais uniforme, facilitando o posterior raleio, a aplicação de produtos fitossanitários e até mesmo a colheita.
Este cenário pode levar ao atraso do calendário de produção da safra 2019/20 e, também, de acordo com a Epagri, aumentar a probabilidade de ocorrência de frutos de menor calibre – sendo necessária grande atenção ao raleio, que deve ser feito no fim do ano.
Fonte: hfbrasil.org.br