Piracicaba, 30 – Os pomares de maçã de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul entraram em frutificação neste mês, e as atividades de raleio já começaram. Em meados de outubro, algumas áreas de gala já apresentavam frutas. Para a fuji, a expectativa é de que a frutificação seja menor na safra 2017/18 quando comparada à anterior, devido ao menor volume da florada.
As chuvas de outubro foram positivas para a florada dos pomares; porém, o granizo que atingiu algumas regiões produtoras pode causar danos às frutas. A quantificação e a análise das perdas devem ser realizadas após o raleio, atividade que seleciona as maçãs que continuarão nos pomares.
Nesta temporada, o raleio deve ser feito de maneira mais atenta pelos produtores, devido aos pedúnculos mais curtos, a fim de manter as árvores mais equilibradas e obter frutas de qualidade. É esperado que se mantenha de uma a duas maçãs por cachopa.
Em Fraiburgo (SC), a fuji apresentou bom pegamento. Além disso, o clima desfavorável levou os produtores a realizar tratamentos preventivos a fim de controlar possíveis doenças que surgem com a umidade.
Quanto às regiões produtoras do Paraná, a estiagem de setembro provocou quedas nas flores da royal gala, que tem florada mais tardia em relação às outras cultivadas no estado, em função da dificuldade de fecundação na polinização.
Fonte: hfbrasil.org.br