Piracicaba, 1º - Nesta semana (28/10 a 1º/11), o mercado de maçãs nacional permaneceu retraído. Os principais motivos para esse cenário continuam sendo os preços competitivos das importadas e o final do mês. Assim, a gala 110 Cat 1 fechou o período na média de R$ 159,66/cx 18 kg em Vacaria (RS), leve baixa de 1% em comparação com a semana anterior.
Nas regiões classificadoras do Sul, muitos agentes já esgotaram suas reservas de maçã e começaram os preparativos para comercializar frutas de caroço. Com as festas de fim de ano se aproximando, esse tipo de fruto começa a ganhar mais espaço no mercado nacional. Assim, a amostragem já se reduziu fortemente para Fraiburgo (SC), não havendo média de preços no período, e começou a recuar em São Joaquim (SC).
De acordo com agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, a expectativa é de que as frutas de caroço comecem a impactar as vendas de maçãs a partir do final de novembro. Além disso, prevê-se um aumento significativo na entrada de frutas de caroço importadas nas próximas semanas.
Fonte: hfbrasil.org.br