Piracicaba, 15 - A safra de maçã 2024/25 está, no momento, se desenvolvendo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A florada, que se iniciou em setembro, segue embelezando os pomares. Porém, segundo agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, a mesma está enfrentando alguns percalços nesta temporada.
Em algumas localidades, o frio tardio entre agosto e setembro atrasou a floração em alguns dias. Além disso, parte dos pomares, principalmente de Fraiburgo (SC) e Caxias do Sul (RS), tem registrado deficiência da gema floral, o que pode impactar na irregularidade e na menor quantidade de flores do que o usual. As gemas foram afetadas pelas intempéries do ano passado: as chuvas da primavera resultaram em alagamento das raízes, menor fotossíntese e deficiência de carboidrato; e as altas temperaturas do verão estressaram as macieiras.
Outubro é época de polinização e, até o momento, seguiu com regularidade. Porém, com as chuvas atuais, que devem persistir na próxima semana, a polinização poderá ser afetada. Agentes relataram que as precipitações interferem na atividade das abelhas, que evitam sair de suas colmeias, e, se contínuas, as chuvas impedem os tratamentos preventivos contra doenças fúngicas, como sarna e glomerella. O que esperar para o decorrer do desenvolvimento da campanha? Ainda é cedo para cravar, mas esse cenário poderá restringir a quantidade de frutas formadas. Assim, não deverá haver uma supersafra, mas sim uma produção mediana ou até um pouco menor, mas ainda superior ao desta temporada.
Fonte: Hfbrasil.org.br