×
Mamão
Abril 24, 2018
MAMÃO/CEPEA: Com chuvas mais distribuídas, fruta apresenta qualidade superior
A única exceção é observada no Rio Grande do Norte/Ceará

Por Marcela Barbieri e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Com chuvas mais distribuídas, fruta apresenta qualidade superior Ver fotos

Piracicaba, 24 –  A qualidade do mamão voltou a melhorar nas últimas semanas, devido à melhor distribuição das chuvas nas regiões produtoras. Com isso, menores aplicações de fungicidas foram necessárias – cenário oposto ao observado entre fevereiro e março, quando as precipitações superaram a normal climatológica para algumas praças acompanhas pelo Hortifruti/Cepea e aumentaram a incidência de doenças fúngicas e viroses.

Segundo produtores, as chuvas pontuais apenas têm afetado a qualidade em algumas lavouras, em especial nas mais antigas. No Rio Grande do Norte/Ceará, por exemplo, maiores problemas têm sido relatados pelas precipitações mais frequentes, afetando o padrão de comercialização da fruta. Com isso, produtores devem ficar atentos a este quesito.

Em Mossoró (RN), onde se concentra a produção do formosa, registrou-se 198,4 mm na parcial de abril (até o dia 23), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Este cenário acarretou em maior necessidade de controle fitossanitário por parte de produtores, no intuito de garantir a qualidade do mamão na região.

Fonte: hfbrasil.org.br e Inmet

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
chuvas regiões produtoras de mamão
clima
cultivo de mamão
doenças fúngicas
mamão
produção de mamão
qualidade