×
Mamão
Dezembro 15, 2023
MAMÃO/CEPEA: Cotações em queda! Fruta miúda se desvaloriza
Altas temperaturas resultam em menores calibres

Por Barbara Gabriela Lira da Silva e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Cotações em queda! Fruta miúda se desvaloriza Ver fotos

Piracicaba, 15 - Durante esta semana (11 a 15/12), as cotações do mamão havaí de menor calibre caíram na roça e no atacado. Na média do Norte do Espírito Santo e do Sul da Bahia, o tipo 24 a 28 foi vendido a R$ 1,10/kg, queda de 4% em relação à semana passada. Já, na Ceagesp, o tipo 21 foi comercializado por R$ 23,33/cx de 8 kg, desvalorização de 22% na mesma comparação.

O ocorrido se deve às altas temperaturas registradas na roça desde novembro, que têm estressado o metabolismo da planta e afetado o ganho de calibre do fruto. Em boletim da Folha de Vitória, o presidente da Brapex, José Roberto Macedo, indicou que esse cenário pode perdurar nos próximos dois meses.

Assim, para as próximas semanas, espera-se que os preços do mamão havaí se mantenham ou recuem ainda mais, devido à grande oferta de frutas miúdas. Vale lembrar que o ano, que está fechando com o entrave do calor e do clima mais seco, começou com excesso de chuvas, que reduziram a colheita e até resultaram em alagamentos em algumas produções.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Ceagesp
Cepea
frutas miúdas
HF Brasil
mamão havaí
menores calibres
Norte do ES
preço de mamão
queda de preço
sul da BA