×
Mamão
Setembro 20, 2024
MAMÃO/CEPEA: Desvalorização é ocasionada por alta oferta
Descartes são observados na roça

Por Barbara Lira, Lucas de Mora Bezerra e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Desvalorização é ocasionada por alta oferta Ver fotos

Piracicaba, 20 - Nesta semana (16 a 20/09), houve mais uma queda nos preços do mamão havaí e formosa nas principais regiões produtoras, Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia. Na praça norte capixaba, a desvalorização foi mais acentuada, com o havaí tipo 12-18 sendo vendido a R$ 0,98/kg, recuo de 41% em relação à semana passada. Na praça sul baiana, o formosa foi comercializado a R$ 1,23/kg, queda de 36% no mesmo período.

O alto volume de oferta de ambas as variedades está sendo o fator mais impactante nos preços. O clima quente está favorecendo a maturação do fruto e, consequentemente, um maior volume foi colocado no mercado. Destaca-se que mamões com maturação muito avançada ou com problemas de qualidade (como manchas fisiológicas) estão sendo descartados ainda na roça por parte de alguns produtores. A demanda no período foi desaquecida e tende a cair ainda mais com a aproximação do fim de mês, o que pode gerar acúmulo e perdas nas lavouras na próxima semana. 

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
descartes
desvalorização
formosa
havai
HF Brasil
mamão
Norte do Espírito Santo
oferta
preços
queda
sul da bahia