Piracicaba, 21 – As exportações brasileiras de mamão aumentaram um pouco em julho, diante da boa oferta nacional. Segundo o Comex Stat, o volume exportado foi de 3,6 mil toneladas no período, alta de 4% frente ao mês anterior e de 22% em comparação com julho do ano passado.
O crescimento provavelmente seria maior se não fossem os problemas de qualidade apresentados no período, relacionados ao menor calibre e à alta pressão de ácaros rajados em algumas regiões mais ao Nordeste, em decorrência das altas temperaturas. Além disso, julho também foi marcado pela fraca demanda da Europa, comum nesta época do ano devido ao verão europeu e ao aumento da colheita de frutas locais, que reduz o consumo de frutas importadas, como o mamão brasileiro.
Para agosto, os embarques brasileiros de mamão podem ser menores devido à menor disponibilidade da fruta e à qualidade afetada pelo estresse térmico (comum no inverno devido ao clima mais frio da noite), que está provocando manchas fisiológicas na casca do fruto, fator que não é aceito para o mercado de exportação.
Fonte: hfbrasil.org.br e Comex Stat