×
Mamão
Maio 17, 2022
MAMÃO/CEPEA: Exportações estão 18% menores neste ano
Oferta nacional não está sendo suficiente para suprir à demanda externa

Por Maíra Pereira Kanegae e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Exportações estão 18% menores neste ano Ver fotos

Piracicaba, 17 – A exportação brasileira de mamão registrou queda na parcial de 2022 (janeiro a abril). Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o volume exportado no período foi de 14,4 mil toneladas, quantidade 18% menor em comparação à parcial de 2021.

Colaboradores do Hortifruti/Cepea relataram que a oferta nacional não está sendo suficiente para suprir a demanda externa. No geral, houve falta de sementes de formosa, redução de área plantada de ambas as variedades, perdas causadas pelas chuvas do verão e problemas de qualidade (resultantes da umidade e também dos menores tratos culturais).

Os principais compradores do mamão brasileiro continuam sendo da União Europeia: Portugal, Alemanha, Espanha e Holanda, com 62% do volume total da parcial do ano. A perspectiva para este ano, devido à oferta muito reduzida, é que haja dificuldades em aumentar a exportação nacional.

ABRIL – Isoladamente, o último mês também foi marcado por queda das exportações brasileiras de mamão, diante da oferta controlada e de problemas de qualidade. O volume enviado de abril/22 foi de apenas 3,5 mil toneladas, segundo a Secex, queda de 3% frente a março/22 e de 24% em comparação com abril/21.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área
chuvas
clima
exportação
formosa
havai
mamão
papaia
plantio
qualidade
semente