Piracicaba, 31 - Os preços do mamão formosa conseguiram subir de forma significativa na maioria das regiões produtoras nesta semana (27 a 31/07), mesmo em fim de mês. Isso porque a oferta ficou ainda mais controlada, visto que aquele volume que ainda se encontrava no Norte do Espírito Santo e no Sul da Bahia se reduziu devido às temperaturas mais baixas, e pelos elevados preços do havaí, que acabaram favorecendo a comercialização do formosa, que estava com valores mais em conta.
Assim, a variedade se valorizou 59% no Norte do Espírito Santo, com média de R$ 0,55/kg no período. No Norte de Minas Gerais, foi vendido por R$ 0,57/kg, aumento de 40% frente à semana passada. Produtores relataram que o cenário somente não foi melhor, em decorrência da maior presença de frutas graúdas e incidência das manchas fisiológicas – comuns em períodos de elevadas variações de temperatura entre dia e noite.
Como a disponibilidade de mamão formosa deve permanecer restrito na próxima semana, espera-se que os preços sigam se elevando, caso as vendas sejam aquecidas.
Fonte: hfbrasil.org.br