Piracicaba, 10 - Nesta semana (06 a 10/05), houve queda nos preços do mamão formosa no Norte de Minas Gerais e no Oeste da Bahia. Na praça mineira, a variedade foi vendida por R$ 1,90/kg, queda de 23% em relação à semana passada. Na baiana, foi cotada por R$ 2,17/kg, decréscimo de 14%. Segundo agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, os fatores dessa desvalorização são distintos nessas regiões: na primeira, está relacionada à colheita de um bom volume no período; e, na segunda, por problemas de qualidade.
No Oeste da BA, a oferta do formosa está controlada e a qualidade ainda é influenciada pelas chuvas de verão, com aparição de doenças fúngicas - mas a mesma tende a melhorar conforme as precipitações diminuem. A disponibilidade deve seguir restrita na região baiana até o fim de maio, enquanto em MG deve se reduzir gradualmente.
NOTA: O CEPEA, que acompanha e analisa de perto as atividades do agronegócio no Rio Grande do Sul, captando as condições socioeconômicas de seus produtores rurais, neste lamentável momento de catástrofe climática, se solidariza com eles - e com a sociedade gaúcha como um todo - diante das substanciais perdas de renda e patrimonial, mas, acima de tudo, das vidas humanas sacrificadas.
Fonte: hfbrasil.org.br