Piracicaba, 18 – Em 2018, as cotações do mamão formosa têm se mantido acima dos valores verificados no ano passado. Isso porque, apesar da recuperação da área produzida em 2018, a limitada produtividade nas principais regiões produtoras continua impactando a oferta nacional.
Além disso, a significativa redução de cultivo do havaí também impulsionou os preços do formosa. Assim, no Norte do Espírito Santo, o valor médio recebido por produtores foi de R$ 0,80/kg entre janeiro a setembro/18, valor 43% superior ao de igual período do ano passado.
Vale ressaltar que o formosa tem se destacado internacionalmente. A variedade está agradando consumidores, principalmente os da União Europeia, por suas características sensoriais, como textura e sabor. Como resultado, a demanda externa tem competido com a brasileira pela mesma fruta – cenário que também tem impulsionado as cotações da variedade.
Para outubro, a oferta de formosa deve aumentar, ao contrário do verificado em setembro. Contudo, agentes acreditam que os preços se mantenham firmes, fundamentados na possível maior demanda, devido à elevação da temperatura.
Fonte: hfbrasil.org.br