×
Mamão
Novembro 20, 2019
MAMÃO/CEPEA: Primavera é marcada por baixas cotações da fruta
Preços do havaí ficam abaixo do custo de produção

Por Gabriel C. Barbosa, João Victor Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Primavera é marcada por baixas cotações da fruta Ver fotos

Piracicaba, 20 – Ao contrário dos preços elevados observados anteriormente, a primavera está sendo marcada por baixas cotações do mamão. Este cenário está relacionado à qualidade limitada (ora por manchas ora por calibres muito graúdos) e à maior oferta de ambas as variedades, já que o aumento das temperaturas acelerou a maturação nas lavouras.

Assim, o formosa foi vendido na média de R$ 0,92/kg no Sul da Bahia entre setembro e outubro/19, mas o valor ainda ficou 56% acima do custo estimado de produção no período. Para o havaí, a média foi menor: R$ 0,53/kg entre setembro e outubro/19, valor 19% inferior na mesma comparação – ou seja, a rentabilidade ficou negativa no mesmo comparativo.

Para novembro, produtores esperam que os preços do mamão aumentem para ambas as variedades, devido à oferta mais controlada na roça e à maior demanda – que está sendo favorecida pelas temperaturas elevadas nos principais centros consumidores do País (Sudeste e Sul).

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
custo de produção
demanda
mamão
oferta de mamão
preços de mamão
qualidade
rentabilidade