×
Manga
Julho 14, 2022
MANGA/CEPEA: 1º semestre termina com recuo nos envios brasileiros
Restrições de volume e de qualidade impactaram no desempenho

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: 1º semestre termina com recuo nos envios brasileiros Ver fotos

Piracicaba, 14 – De janeiro a junho deste ano, pouco mais de 66 mil toneladas de manga foram destinadas ao mercado externo, de acordo com dados da Secex, recuo de 17% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando exportações chegaram a quase 80 mil toneladas. A receita diminuiu cerca de 25%, com embarques movimentando pouco mais de US$ 60 milhões.

O menor volume destinado ao exterior se deve principalmente à oferta restrita, diante dos impactos do clima mais úmido nas florações e na produtividade dos pomares do Vale do São Francisco (PE/BA). Além disso, restrições de qualidade – principalmente antracnose – foram observadas durante o período, o que também tem gerado maiores dificuldades nos embarques.

A partir de setembro, a expectativa é de elevação dos embarques, visto a intensificação das atividades de colheita, a tendência de melhora na fitossanidade e também o período de maior demanda europeia e norte-americana pela fruta brasileira.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
antracnose
embarque
envios
estados unidos
europa
exportação
fitossanidade
manga
oferta
qualidade
secex
vale do são francisco