Piracicaba, 31 - As chuvas continuam frequentes em Petrolina/Juazeiro (PE/BA), e a previsão da Climatempo é de continuidade delas até a segunda semana de fevereiro. As precipitações, contudo, não estão trazendo pontos negativos ao cultivo da manga, contribuindo, inclusive, para o enchimento das frutas.
Segundo agentes do setor, as mangas da região estão com boa qualidade e o mercado doméstico está bem demandado. Já no mercado externo, há maior dificuldade de envios devido à competição internacional e à exigência de frutas com grande calibre por parte dos países compradores.
Os preços do mês de janeiro, por sua vez, estiveram dentro das expectativas de mangicultores do Vale do São Francisco (apesar de baixos, diante da oferta paulista), e o começo de fevereiro já deve registrar cotações mais altas, diante da menor concorrência interna – a safra paulista de palmer está próxima do fim, enquanto Livramento de Nossa Senhora (BA) e Norte de Minas Gerais estão praticamente sem oferta. Os preços da palmer do Vale do São Francisco ficaram na média de R$ 1,41/kg nesta semana (27 a 31/01), alta de 6% em relação à passada.
Fonte: hfbrasil.org.br