Piracicaba, 15 – A colheita da temporada 2019/20 de mangas de São Paulo deve se iniciar entre a última semana de outubro e a primeira de novembro, com a tommy. O pico de safra da região é previsto para novembro e dezembro, para ambas as variedades (palmer e tommy). Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, podem ocorrer pequenos atrasos na produção, porém, sem provocar mudanças significativas no calendário de oferta.
A expectativa inicial era de uma temporada volumosa, principalmente por conta da safra menos produtiva de 2018/19. Contudo, alguns fatores climáticos foram determinantes para a mudança deste panorama: o frio, o calor e a falta de chuvas.
O frio, desta vez, não foi o grande vilão, já que prejudicou algumas áreas, mas sem configurar prejuízos generalizados. O pegamento foi afetado principalmente pelo calor e pela falta de chuvas, e muitos produtores optaram por remover as panículas e aguardar uma nova floração – para estes, as perdas devem ser mais acentuadas. Dentre as variedades, a palmer deve registrar maior prejuízo, mas, no geral, ainda não é possível estimar o volume de produção.
Para a indústria, este cenário de produção limitada pode representar mais um ano de processamento reduzido (assim como ocorreu em 18/19). O temor dos players, porém, é quanto aos preços: caso aumentem expressivamente, podem fazer com que a indústria brasileira perca em competitividade.
Fonte: hfbrasil.org.br