Piracicaba, 08 – Um estudo recente da Nutrients mostrou que consumidores diários de manga consumiriam mais nutrientes benéficos e teriam uma melhor qualidade da dieta do que os não consumidores da fruta.
Uma pesquisa recente documentou que os níveis de vários nutrientes, como zinco, ferro, magnésio, cálcio, folato e vitaminas A, C, D e E, estavam abaixo da necessidade média estimada em muitos idosos e mulheres grávidas, e um aumento no consumo de frutas poderia aumentar significativamente a qualidade da dieta, aumentando a ingestão de nutrientes essenciais.
No caso da manga, uma xícara da fruta contém 277 mg de potássio, 18,2 mg de cálcio, 2,6 g de fibra, 71 µg de folato, 16,5 mg de magnésio e 60,1 mg de vitamina C, com menos de 100 calorias. No estudo, consumidores de mangas em ambos os grupos (idosos e mulheres grávidas) revelaram uma maior ingestão de vários nutrientes do que os não consumidores, além de atingirem melhores pontuações de qualidade da dieta.
Este estudo observou que as gestantes que consumiram mangas tinham níveis mais elevados de magnésio e fibras, o que ajudaria a reduzir condições adversas na gravidez, como diabetes gestacional e hipertensão. Curiosamente, foi encontrada uma menor ingestão de açúcar adicionado entre as gestantes consumidoras de manga.
Fonte: News Medical Life Sciences