Piracicaba, 11 – Os embarques de manga do Brasil cresceram pelo terceiro mês consecutivo. De acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o volume enviado em outubro foi 47% superior ao de setembro e, inclusive, amenizou queda nos preços internos.
Na parcial da temporada (janeiro a outubro), a somatória é recorde para o período, de 160,7 mil toneladas de manga enviadas ao exterior, um montante de US$ 164,9 milhões. A União Europeia e os Estados Unidos seguem como principais destinos.
Em relação aos EUA, a expectativa para novembro segue positiva. De acordo com relatório do National Mango Board, a temporada brasileira de 2019, que foi iniciada em agosto, pode somar, até a primeira semana de dezembro, 9,5 milhões de caixas de 4 kg direcionadas ao país, quase 36% acima da safra passada. Os dados apurados confirmam a expectativa positiva de produtores quanto ao fechamento das exportações deste ano.
Além disso, é importante que os envios sejam constantes, uma vez que o início da safra paulista, neste mês, tende a aumentar a disponibilidade interna.
Fonte: hfbrasil.org.br e Secex