Piracicaba, 22 – As exportações brasileiras de manga estão registrando mais um ano com bom desempenho. Tanto em volume quanto em receita, os patamares atingidos são recordes de toda a série histórica da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).
Segundo dados da Secex, o País enviou ao exterior, entre janeiro e julho, 57,3 mil toneladas da fruta, alta de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em receita, foram arrecadados pouco mais de US$ 64 milhões, praticamente estável na mesma comparação. Apesar da estabilidade na receita, pesa positivamente sobre a remuneração de exportadores a valorização do dólar frente ao Real.
Em agosto, se iniciaram as exportações brasileiras aos Estados Unidos, que devem se prolongar até a primeira semana de dezembro, segundo o National Mango Board. A previsão da entidade é de envio de aproximadamente 31,2 mil toneladas de manga, sendo a variedade tommy a principal. Neste início de temporada, há preocupações com o elevado volume de frutas mexicanas no país norte-americano, o que tem derrubado os preços da manga em até 40% na América do Norte, segundo noticiado pelo portal Fresh Plaza.
Fonte: hfbrasil.org.br e Secex