Piracicaba, 27 – As exportações de manga do Peru aos Estados Unidos estão bem mais baixas na parcial da safra 2017/18 (novembro/17 a janeiro/18). Segundo dados do National Mango Board, os peruanos enviaram ao país norte-americano quase 3,8 milhões de caixas de 4 kg de mangas, queda de 60% frente ao mesmo período da safra 2016/17.
Essa forte diminuição se deve ao atraso de duas semanas na safra peruana, retardando os envios, que foram substituídos por outros fornecedores, como o Equador, que teve suas saídas prorrogadas aos norte-americanos – no caso do país equatoriano, as exportações aos EUA ficaram praticamente estáveis de setembro/17 a janeiro/18. Além disso, o frio intenso nos Estados Unidos pode ter afetado diretamente a demanda do mercado norte-americano pela manga, já que o Peru oferta justamente no período de inverno local.
Já no caso dos envios à União Europeia, apesar de não ter dados oficiais atualizados, notícias veiculadas pelo portal Fresh Plaza indicam que o bloco ainda conta com um grande estoque da manga brasileira, desfavorecendo as importações da fruta peruana. Vale lembrar que o Peru deve ofertar aos europeus somente até o fim deste mês, configurando março e abril como meses promissores aos brasileiros.
Fonte: Fresh Plaza e National Mango Board