Piracicaba, 13 – As exportações brasileiras de manga estão batendo recorde em 2021. Em setembro, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o Brasil exportou 42,1 mil toneladas da fruta, aumento de 95,8% em relação a agosto e de 19% frente a setembro de 2020.
Tradicionalmente, os maiores volumes são exportados neste período, quando aumenta a produtividade no Vale do São Francisco (PE/BA). Contudo, setembro superou as expectativas e registrou o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica do Hortifruti/Cepea, iniciada em 2003, registrando o maior volume de envios de 2021. Em receita, foram arrecadados US$ 37 milhões, acréscimo de 87,8% frente ao mês passado.
Com a diminuição dos volumes da manga osteen no mercado europeu, os pedidos de palmer se intensificaram. Além disso, também estão sendo enviadas maiores quantidades das variedades sem fibra – keitt e kent. Em relação aos Estados Unidos, os volumes embarcados estão superando o esperado e, em setembro, só não foram maiores devido à suspensão dos embarques para o país durante a semana 38 (25 a 29/09), em decorrência de entraves logísticos.
Fonte: hfbrasil.org.br e Secex