Piracicaba, 28 – Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) descobriram um novo substituto para o açúcar na composição do chocolate ao leite tradicional: a manga. Sem perder a doçura (e nem o gosto do chocolate tradicional), a farinha é produzida com a fruta desidratada e pode substituir aproximadamente 33% do açúcar na receita original – tornando o produto mais saudável.
Além disso, a substituição é feita na mesma linha de produção do chocolate ao leite convencional, economizando na compra de novos maquinários e, também, na otimização do processo.
O objetivo do estudo é contribuir (mesmo que indiretamente) com o acordo assinado pelo Ministério da Saúde em 2018, que visa reduzir 144 mil toneladas de açúcar nos alimentos industrializados no Brasil até 2022. Mesmo que o chocolate ainda não faça parte da lista de produtos enquadrados no acordo, a pesquisa contribui com novas substituições para a indústria, seguindo as tendências mundiais de alimentação saudável.
Fonte: G1