Piracicaba, 26 – As chuvas têm sido frequentes nas regiões do Vale do São Francisco (PE/BA), Jaíba/Janaúba (MG) e Livramento de Nossa Senhora (BA) nas últimas semanas. As precipitações têm contribuído significativamente para a qualidade e o crescimento das mangas, além de auxiliar no reabastecimento hídrico. No entanto, algumas preocupações já começam a surgir, principalmente caso as chuvas persistam até março.
Um dos pontos está relacionado às induções, que acabam sendo postergadas na maioria dos pomares e, portanto, pode resultar em atrasos na safra do segundo semestre. Outro desafio está relacionado às condições favoráveis para a propagação de doenças, tanto pela maior umidade quanto pela dificuldade na manutenção das pulverizações adequadas.
De acordo com a Climatempo, as chuvas devem continuar pelo menos até a primeira semana de março nessas regiões; sendo assim, é essencial adotar medidas preventivas para minimizar os possíveis impactos negativos e garantir uma safra saudável e produtiva para o próximo semestre.
Fonte: hfbrasil.org.br e Climatempo