×
Manga
Outubro 4, 2024
MANGA/CEPEA: Preços ainda mais baixos no Vale preocupam produtores
Dificuldades nos embarques e oferta elevada pressionam preços no Vale do São Francisco (PE/BA)

Por Barbara Lira, Lucas de Mora Bezerra & Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Preços ainda mais baixos no Vale preocupam produtores Ver fotos

Piracicaba, 04 - O cenário atual no Vale do São Francisco (PE/BA) em relação à produção de manga segue desafiador, principalmente no que diz respeito aos embarques internacionais. No início da semana, a greve no principal porto dos Estados Unidos limitou as exportações brasileiras, com ênfase nos envios da manga tommy ao país. Muitos agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea têm afirmado que a tommy, que deveria estar sendo exportada aos EUA, tem ficado no mercado interno, aumentando ainda mais a oferta doméstica da fruta, já bastante elevada.

Mesmo com a finalização da greve nesta sexta-feira (04), as paralisações nos portos impactaram as cotações no mercado interno. De fato, para a manga tommy, o recuo foi de 45% nesta semana (30/09 a 04/10) no Vale, com fruta sendo negociada a R$ 0,53/kg. Menores preços também foram registrados para a palmer, cotada a R$ 1,54/kg, -32% no mesmo comparativo. Além do cenário descrito, vale destacar ainda que, com o tempo firme na região, o desenvolvimento das lavouras segue satisfatório, favorecendo a produtividade e oferta da fruta. Por fim, para as semanas seguintes, as perspectivas são desafiadoras, mesmo com a normalização dos embarques aos EUA, visto a permanência de oferta nacional elevada. 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
bahia
Cepea
cotações
desenvolvimento
embarques
estados unidos
eua
exportação
greve
HFBrasil
manga
oferta
palmer
pernambuco
Portos
tommy
vale do são francisco