Piracicaba, 03 - Os feriados nas últimas semanas travaram as vendas de manga, uma vez que reduziram os dias de negociação. Além disso, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a colheita de palmer continua aumentando. Muitos produtores, principalmente de Jaíba/Janaúba (MG), mas também de Petrolina/Juazeiro (PE/BA) e Livramento de Nossa Senhora (BA), já estão colhendo maiores volumes de palmer, o que naturalmente está pressionando os preços.
Soma-se a estes fatores, também, a redução da demanda europeia pela fruta brasileira, que perde espaço para as mangas africanas ao longo de maio – sendo assim, parte das mercadorias que seriam destinadas ao mercado externo fica no doméstico, comprometendo a manutenção das cotações.
Tanto a palmer quanto a tommy perderam valor nesta semana (29/04 a 03/05), sendo que as maiores quedas para ambas variedades foram em Petrolina/Juazeiro (PE/BA) (-40% para a palmer e -24% para a tommy), onde as cotações ainda eram sustentadas pelo bom desempenho nas exportações. Nesta semana, a palmer foi comercializada à média de R$ 1,39/kg e a tommy por R$ 0,88/kg no Vale do São Francisco.
Fonte: hfbrasil.org.br