Piracicaba, 26 – Os preços da manga comercializada no mercado doméstico vêm registrando altos patamares nas últimas semanas. De acordo com colaboradores do Hortifruti/ Cepea, este cenário tem feito com que muitos produtores do Vale do São Francisco (PE/BA) priorizem o mercado interno em detrimento do externo.
Ainda que haja boa diferença de preços entre os segmentos (no caso da palmer, a média da semana passada foi de R$ 2,79/kg para o interno e R$ 3,53/kg para o externo), as exigências para atuar no comércio exterior são maiores. Mesmo para os exportadores, a atratividade internacional está diminuindo, já que os altos custos de embalagem, transporte e armazenamento desestimulam o segmento.
Vale lembrar que, neste momento, a demanda pela manga brasileira na Europa está firme, já que a temporada do Peru se encerrou, e a da África ainda não começou. Porém, em maio, as frutas africanas deverão entrar com maiores volumes no continente europeu, o que tende a reduzir o ritmo de embarques brasileiros.
Fonte: hfbrasil.org.br