Piracicaba, 08 – No Vale do São Francisco (PE/BA), os custos unitários de produção de manga foram menores em julho quando comparados com os valores de junho deste ano. De acordo com mangicultores da região, o bom clima contribuiu para menores gastos, bem como a produtividade volumosa, que permitiu a diluição dos valores.
Ainda que os custos tenham sido menores, o mercado não atingiu as expectativas do produtor durante todo o mês. O frio em praças consumidoras limitou a comercialização, fazendo os preços oscilarem – mesmo assim, em todas as semanas, se mantiveram bem acima dos custos.
Para agosto, a expectativa para as vendas é bastante positiva, principalmente a partir da segunda semana do mês, momento em que as exportações para os Estados Unidos começam – o que deve dinamizar o mercado doméstico. De modo geral, a qualidade dos frutos é considerada boa e as temperaturas começaram a subir no Sul e Sudeste. Assim, o mercado da fruta pode ser favorável, caso esse cenário se mantenha, juntamente com envios consistentes para os EUA.
Fonte: hfbrasil.org.br