Piracicaba, 08 - Ao longo desta semana (04 a 08/10), as altas temperaturas continuaram impactando na qualidade das melancias, e as cotações recuaram novamente na roça. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, no TO há pouquíssimas roças onde a colheita ainda ocorre , mas as temperaturas elevadas e o fim da safra estão restringindo a qualidade das melancias locais. De fato, a melancia de maior calibre (>12 kg) foi comercializada em média a R$ 0,48/kg, desvalorização de 4% em comparação com a semana anterior.
Em Uruana (GO), ainda que o problema seja menos pronunciado, também houve redução da qualidade, e a oferta, ainda que o pico de safra tenha se encerrado, continuou firme. Assim, as cotações da melancia de mesmo calibre recuaram 18,8%, chegando a R$ 0,46/kg.
Para as próximas semanas, mesmo com possíveis dificuldades nos carregamentos frente ao feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida (12) e à chegada de uma frente fria no estado de SP, as cotações podem voltar a subir, em decorrência da diminuição na oferta das praças produtoras frente ao fim do pico de safra em GO e ao início lento em SP.
Fonte: hfbrasil.org.br