Piracicaba, 20 – As exportações brasileiras de melancia foram surpreendentemente altas em abril de 2024. Segundo dados do Comex Stat, foram exportadas pouco mais de 9 mil toneladas da fruta no mês passado, forte avanço de 134% frente a abril do ano passado, e o maior volume para um mês de abril de todo o histórico do Comex Stat, iniciado em 1998. Em receita, foram arrecadados US$ 4,8 milhões, crescimento de 83% no mesmo comparativo.
Apesar de o Brasil estar em entressafra de exportações de melancia, os embarques de abril, além de superar os mesmos meses dos anos anteriores, também foram acima dos envios de fevereiro e de março deste ano, período ainda considerado de safra, mas com diminuição na oferta devido às chuvas.
Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, alguns exportadores já esperavam maior demanda neste período e aumentaram os plantios da fruta, visto que muitos clientes europeus têm cada vez mais demandado a melancia brasileira nos períodos fora da janela. De fato, na última entressafra (abr-jul/23), o Brasil exportou bem mais que o usual para este período, e este comportamento poderá ser um padrão daqui em diante.
Fonte: hfbrasil.org.br e Comex Stat