Piracicaba, 26 – O transplantio das mudas de melancias em Encruzilhada do Sul (RS) se iniciou neste mês, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Inicialmente, a expectativa é de que tenha queda na área plantada frente a 2017. Isso porque em 2017/18 houve menor produtividade, além de rentabilidade limitada.
O plantio para a safra 2018/19 deve seguir até outubro, com colheita prevista para começar no fim de dezembro. Com a realização do plantio neste mês, não foi necessária a utilização de protetores plásticos, diminuindo alguns custos em relação a Arroio dos Ratos (RS), região que teve as atividades iniciadas em agosto. Contudo, as chuvas durante a florada preocupam produtores de Encruzilhada do Sul em relação à produtividade.
Quanto ao clima, a elevação das temperaturas em setembro deve propiciar um bom desenvolvimento das plantas, já que em agosto as mudas foram mantidas em estufas. No geral, produtores têm boas expectativas quanto à rentabilidade da temporada, principalmente devido à menor área plantada também nas regiões produtoras da Bahia e do interior de São Paulo, que ofertam no mesmo período.
Fonte: hfbrasil.org.br