Piracicaba, 12 – As exportações parciais de minimelancia da safra 2019/20 (de agosto a novembro) são recordes – superando em 30% o volume enviado no mesmo período de 2018, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).
De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, o início da temporada foi lento (agosto e setembro), mas os envios se recuperaram em outubro – período em que o consumo se elevou na Europa, impulsionado pelo "vazio" da fruta local e pelo clima, ainda favorável.
Na parcial da safra (ago-nov/19), foram enviadas 52,9 mil toneladas da fruta, segundo a Secex. Em receita, foram arrecadados US$ 21,1 milhões, alta de 19% frente aos mesmos meses de 2018.
Para este mês, por outro lado, espera-se redução dos carregamentos. Isso porque o abastecimento para as festas de fim de ano já foi praticamente finalizado, devido ao tempo necessário para o transporte. Ademais, a demanda europeia pela melancia é menor neste período, em decorrência do clima frio e do menor consumo no Natal (por questões culturais).
Fonte: hfbrasil.org.br e Secex