Piracicaba, 21 – As atividades de plantio em Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão (TO) devem chegar ao fim em junho, segundo colaboradores do Hortifruti/ Cepea. Até o final de maio, o clima esteve favorável na região; contudo, melancicultores temem que o clima mais frio deste mês possa impactar o desenvolvimento das lavouras que já estão plantadas.
Após o volume de chuvas satisfatório, que contribuiu para amenizar a crise hídrica na região, produtores têm investido mais em irrigação. Ainda assim, a tendência ainda é de redução em torno de 18% na área cultivada de melancia. A colheita no Tocantins está prevista para se iniciar em julho, devendo seguir até setembro. A expectativa é de resultados satisfatórios, devido à menor área plantada no estado.
Além disso, as temperaturas superiores às de Goiás podem conferir qualidade competitiva às melancias produzidas na região. Quanto à produtividade, pode ser beneficiada pelo melhor regime de precipitações no período que antecedeu o semeio, em maio.
Fonte: hfbrasil.org.br