Piracicaba, 11 - Os preços da melancia recuaram nesta semana (08 a 11/09) na roça. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a intensificação da colheita em Uruana (GO) e o valor elevado do frete para carregamento – devido à menor disponibilidade de caminhões e maior oferta – pressionaram as cotações da fruta. De acordo com agentes, o volume nacional teve grande aumento, dado o pico das atividades em Goiás, que deve seguir com boa oferta até meados de outubro.
Enquanto isso, a safra já foi encerrada em Formoso do Araguaia, e está próxima do fim em Lagoa da Confusão. Além das duas principais regiões tocantinenses, há ainda a oferta em outros municípios, como Guaraí.
A graúda (>12 kg) foi comercializada a R$ 0,66/kg em GO, valor 14% inferior à semana passada, enquanto no TO, a de mesmo calibre foi cotada a R$ 0,64/kg, recuo de 13%. Vale ressaltar que, mesmo com o clima firme em SP, os preços podem não se sustentar se a disponibilidade de caminhões permanecer baixa – já que gera acúmulos na roça, além de elevar os gastos com frete.
Fonte: hfbrasil.org.br